A RGE (RS) montou uma força-tarefa como objetivo de reconstruir a rede de energia elétrica, severamente danificada pelo temporal da madrugada da última quinta-feira, 8 de junho. Após a sequência de 15 dias chuvosos que atingiram a área de concessão desde o final de maio, a empresa continua atuando ininterruptamente no atendimento aos clientes afetados pelas adversidades climáticas. Neste momento, 57 mil consumidores estão sem energia. No pico do último temporal 236 mil do 1,45 milhão de clientes da distribuidora presente em 255 municípios gaúchos ficaram sem energia.
Hoje as equipes da RGE estão concentradas ao atendimento de eventos que reúnem o maior número de consumidores para conseguir restabelecer a energia a mais unidades consumidoras no menor tempo possível. Ainda é premissa da concessionária eliminar situações de risco e realizar obras em situações que não coloquem em risco seus colaboradores e não impactem em novos desligamentos da rede. Em algumas oportunidades, partes de bairros ou ruas podem ficar sem energia mesmo após a passagem dos técnicos da empresa.
Hoje, pelo menos 73 cidades gaúchas estão com o decreto de situação de emergência por conta dos estragos da chuva e graves danos em estradas que estão interrompidas e comprometem, inclusive o abastecimento de itens básicos, como comida e material de socorro. A RGE segue trabalhando em parceria com as prefeituras e com a Defesa Civil para manter a melhor estratégia de enfrentamento a esse tipo de desastre natural.