Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Tecnogera foi contratada pela Sabesp para a instalação de uma mini usina geradora de energia em uma estação de bombeamento de águas do Sistema Rio Grande para o Alto Tietê. O objetivo é aumentar a segurança hídrica da Grande São Paulo. Os grupos geradores vão oferecer uma potência instalada de 14,5 MVA e já estão em operação na interligação Rio Grande-Taiaçupeba, em Ribeirão Pires, cidade da grande São Paulo. Como são movidos a gás, eles têm menor impacto ambiental e baixa emissão de ruídos.

Os geradores usados na transposição são da Siemens, que realizou a vendas para o projeto desenvolvido pela Tecnogera para atender a demanda da Sabesp. De acordo com Abraham Curi, CEO da Tecnogera, o uso de geradores a gás faz parte da estratégia da empresa em oferecer motores menos poluentes. Como a tecnologia da Tecnogera ainda está em desenvolvimento, existe no projeto o apoio da Siemens como fornecedora.

A interligação entre o sistema Rio Grande – que faz parte da Represa Billings – e o Alto Tietê, com a Represa Taiaçupeba, foi uma das principais intervenções do governo paulista após a crise hídrica de 2014, com o objetivo de diminuir o uso do Sistema Cantareira. Nesse período, São Paulo passou por um período de escassez e racionamento de água, já que a falta de chuva baixou o nível de água das represas. A parceria entre a Siemens e Tecnogera vai gerar a energia necessária para mover grandes volumes de água por meio de duas adutoras de mais de 10 km de extensão. Depois disso, a água ainda segue pelo fluxo natural do córrego Taiaçupeba-Mirim por mais 11,5km até chegar à represa.

A energia disponibilizada pelos geradores é capaz de bombear um volume de 4000 litros de água por segundo. Além dos grupos geradores, o projeto da Tecnogera envolve uma solução completa para a necessidade da Sabesp, incluindo serviços de comissionamento e manutenção preventiva.