Um problema que persiste nas cidades do país são as ligações irregulares de energia, os chamados “gatos”, que sobrecarregam a rede elétrica e provocam interrupções no fornecimento. Nos cinco primeiros dias do mês de junho a Light atendeu a 6 mil chamadas em razão de falta de luz. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde mais se furta energia, como a Zona Norte, onde o desvio corresponde à 30% do consumo.

Para o combate desta prática, a Light realiza operações em sua área de concessão. Ontem, 22 de junho, uma incursão em Irajá, 1.620 locais foram inspecionados e 680 irregularidades foram detectadas. O índice de acerto foi de 42%, ou seja, a cada 100 clientes, 42 possuíam algum tipo de fraude.

O Superintendente de Recuperação de Energia da Light, Rainilton Andrade, reafirma as atividades contra as ligações irregulares de energia. “A Light atua fortemente no combate à esta prática ilegal, mas a população precisa se conscientizar que trata-se de um crime que pode causar acidentes fatais e prejuízos para o serviço da empresa”, explica Andrade.