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O índice de satisfação com a qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras aumentou de  74,4% em 2016 para 76,8% esse ano, de acordo com a 19ª edição da Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial. Os melhores índices de avaliação estão na  região Sul, onde 87,8% se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviços das distribuidoras, e no Sudeste, onde esse percentual foi de 77,6%.  No Nordeste, o indicador ficou em 75,4%, enquanto no Norte e no Centro-Oeste o índice de satisfação ficou em 68,2%.

O levantamento realizado pelo Instituto Innovare para a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica entrevistou 26.575 consumidores residenciais em 871 municípios  das cinco regiões.  As entrevistas foram feitas entre 4 de março e 16 de abril, na áreas de concessão de 49 empresas de distribuição.

Em todas as regiões houve melhora da avaliação dos clientes em 2017, na comparação com o ano passado. A pesquisa avalia a opinião dos consumidores em áreas como atendimento ao cliente, qualidade do fornecimento de energia, informação e comunicação, imagem institucional e conta de luz.  A melhor avaliação foi da conta de energia, na qual se analisou o prazo de entrega, o vencimento, a localidade para pagamento e o entendimento das informações contidas na fatura mensal.

O presidente da Abradee, Nelson Leite, destacou que a melhoria da percepção dos clientes das distribuidoras  foi capturada não  apenas pelo levantamento da associação.  Ele cita dados de pesquisa  de satisfação do cliente com os serviços público realizada este mês pelo Ibope para a Confederação  Nacional da Indústria. No levantamento,  o fornecimento de energia elétrica é o serviço público com a melhor avaliação, seguido dos correios. Na sequência vem fornecimento de água, iluminação pública, educação superior,  limpeza urbana, educação fundamental e média, rodovias, transporte público, conservação de ruas e avenidas, atendimento à população nas repartições públicas, segurança pública e postos de saúde e hospitais.