A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a mudança do índice de indexação do preço do combustível da usina termelétrica Porto Sergipe I de Henry Hub para Brent. A alteração foi solicitada pela Genpower Participações, que alegou a existência de erro no processo de cadastramento da usina para o leilão A-5 de 2015. A decisão não altera os contratos de energia negociados pela empresa no certame.

Em janeiro de 2015, a Genpower apresentou no cadastramento um acordo de fornecimento de gás com a Sandcastle Petroleum Gas and Energy LLC, com índice de correção Henry Hub. Como não havia autorização formal do governo dos Estados Unidos para que a Sandcastle exportasse Gás Natural Liquefeito para o Brasil, a Agência Nacional do Petróleo solicitou a apresentação de um novo termo de compromisso. A mudança foi feita, com a apresentação de um contrato assinado com a Shell International Trading Middle East Limited, indexado como Brent.

A alteração aprovada pela agência de petróleo não foi, porém, incluída nos contratos de comercialização de energia firmados pela Genpower no A-5. Ao receber a documentação dos contratos, a empresa pediu a correção, que foi reconhecida pela Empresa de Pesquisa Energética e pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, mas rejeitada pela área técnica da Aneel. A aprovação do pedido foi feita pela diretoria da Aneel nesta terça-feira, 27 de junho.

Na semana passada a agência já havia autorizado a transferência da UTE Porto de Sergipe da Genpower Participações e da GPE Sergipe Empreendimentos para a Centrais Elétricas de Sergipe – Celse. O empreendimento a gás natural tem potência instalada de 1.515 MW e está localizado no município de Barra dos Coqueiros, no estado de Sergipe. Sua implantação tem investimento previsto de US$ 1,2, bilhão.