Um convênio para a instalação de projetos de Eficiência Energética nos prédios do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado (DER), na Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e em escolas estaduais. Esse foi o acordo assinado pela EDP Espírito Santo e o Governo do Estado do Espírito Santo na última terça-feira, 27 de junho. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a modernização do sistema de iluminação, levando para dentro das instituições de ensino o projeto “Boa Energia nas Escolas”.

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, e contou com a presença do governador, Paulo Hartung; do diretor da EDP Espírito Santo, João Brito; gestores da distribuidora, entre outras autoridades.

O projeto prevê as substituições nos prédios públicos e nas escolas estaduais de 5.866 lâmpadas ineficientes pela tecnologia LED, que possuem alto rendimento e elevada vida útil, possibilitando uma economia de energia de cerca de 455 MWh por ano, representando o consumo médio de 2.700 unidades residenciais.

Foi firmado também, em parceria com a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado (ARSP), o convênio para execução do projeto educacional “Boa Energia nas Escolas” em 80 instituições de ensino estaduais e municipais. Além de compartilhar informações sobre a utilização segura e eficiente da energia elétrica, o programa beneficiará 10 unidades da rede Escola Viva com a instalação de placas fotovoltaicas. Trata-se de um sistema de microgeração distribuída que gera energia elétrica por meio da luz do sol para toda a unidade consumidora, estando de acordo com a agenda ambiental da empresa, como destaca o Diretor da EDP Espírito Santo, João Brito.

“Os projetos firmados com o Governo do Estado fazem parte do Programa de Eficiência Energética – PEE, que complementa os fortes investimentos em Distribuição de Energia realizados em todo o Espírito Santo. São sempre orientadas para assegurar a melhor utilização da energia elétrica pelos clientes, através de soluções inovadoras e sustentáveis, alinhadas com a preservação do meio ambiente”

Além de atividades na sala de aula, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades na unidade móvel do projeto. Em um caminhão adaptado para ser um laboratório sobre rodas e que oferece uma série de experimentos, jogos e vídeos em 3D abordam e reforçam a importância de conscientização quando o assunto é energia elétrica.