Reunidos em Curitiba na última quinta-feira, 6 de julho, diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional decidiram criar um escritório conjunto com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Undesa). O assunto foi tratado na 1.003ª Reunião de Diretoria Executiva (RDE) da Itaipu, promovida no Chapéu do Pensador, na capital paranaense.
A criação do escritório dará prosseguimento ao compromisso assumido pela empresa com a Undesa, no último mês de abril, em Nova York. Na ocasião, os diretores-gerais da Itaipu, Luiz Fernando Vianna e James Spalding firmaram um acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UNDESA, Juwang Zhu, para o compartilhamento de boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, que tratam de água e energia.
“A Itaipu é um exemplo de empreendimento binacional que deu certo. Uma empresa que gera energia limpa e renovável, com responsabilidade socioambiental e com uma série de iniciativas que são referência”, afirmou Vianna.
Os detalhes sobre o funcionamento do escritório binacional, que deverá ser instalado na área da própria usina, ainda serão definidos. Entre os dias 17 e 19 de julho, a Itaipu participará de um fórum da ONU em Nova York voltado a lideranças empresariais, com o objetivo de discutir estratégias de promoção dos ODS e da Agenda 2030, que contém uma série de metas globais para redução da pobreza e dos desequilíbrios ambientais, e para a promoção da sustentabilidade nos mais diversos campos.
Além do acordo com a Undesa, a 1.003ª RDE da Itaipu também teve como tema a criação de um programa de compliance binacional. O programa terá coordenadores em cada margem da usina e deverá ter como base a iniciativa já adotada da holding Eletrobras. Também será criado um Código de Conduta e Ética, mais amplo e detalhado do que o atual Código de Ética da empresa. “O programa de compliance tem como objetivo tornar nossas ações mais transparentes e em conformidade com as normas e o Tratado que regem a Itaipu”, completou Vianna.