A CEEE Distribuição finalizou na última sexta-feira, 7 de julho, a nova rede de energia em Canguçu, no Sul do Rio Grande do Sul, que beneficiará diretamente quatro mil clientes do município. Com 17 quilômetros de extensão, o empreendimento que envolveu um investimento de R$ 1,7 milhão irá proporcionar maior confiabilidade e segurança ao sistema energético, melhorando a qualidade do fluxo e os níveis de tensão da energia distribuída aos clientes da região.

O gerente Regional da CEEE de Pelotas, Alexandre Madruga de Ávila, destaca que o novo alimentador de energia soluciona problemas pontuais de sobrecarga recorrentes e possibilita a solicitação de novas ligações de energia para clientes das localidades de Florida I, Florida II, Posto Branco, Costa do Arroio Grande, Nova Gonçalves, Colônia Solidez, Iguatemi I, Iguatemi II, 5º Distrito, Pantanoso, Figueirinha.

Ávila detalha também que o projeto que envolveu ajustes em outras redes e equipamentos de energia na região possibilita que a área de operação da Companhia tenha maior agilidade para fazer manobras no sistema elétrico em casos de contingência, diminuindo, dessa forma, os períodos de interrupção. “Além de estarmos atendendo de forma mais qualificada aos nossos clientes, teremos evolução nos indicadores técnicos de continuidade do fornecimento”, disse.

Conforme o planejamento, após uma avaliação da área de engenharia no município, foram definidos 17 pontos para instalação de equipamentos, alguns com a função de regular a tensão do fornecimento e outros que possibilitam o acionamento do sistema à distância.

Segundo informações do diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Júlio Hofer, nos dois últimos anos, a companhia investiu R$ 8,1 milhões para qualificar o fornecimento de energia elétrica aos 22 mil clientes urbanos e rurais de Canguçu. Recentemente Hofer participou de uma audiência pública no município que tratou sobre a qualidade da energia fornecida aos consumidores. Segundo ele, desde 2015, foram concluídas 264 obras de expansão e melhorias do sistema de distribuição de energia na região, totalizando a instalação de 279 novos equipamentos e a construção de mais de 90 quilômetros de redes.

Na ocasião, o diretor ainda salientou que, além de obras de expansão e manutenção do sistema, a empresa vem investindo em tecnologia com o objetivo de reduzir os tempos de interrupção em situações de contingência e oferecer cada vez mais serviços de qualidade para a população de Canguçu, hoje estimada em 56 mil pessoas.