fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Siemens AG e a The AES Corporation anunciaram nesta terça-feira, 11 de julho, um acordo que concebe uma nova empresa de serviços e tecnologia de armazenamento de energia global sob o nome de Fluence. A joint venture reunirá os dez anos de experiência industrial da AES, implementando o armazenamento de energia em sete países com mais de um século de presença de liderança em tecnologia da Siemens em mais de 160 países.
As empresas terão controle conjunto da corporação, cada uma com uma participação de 50%. A sede global da Fluence ficará localizada na área de Washington, DC, com escritórios adicionais localizados em Erlangen, Alemanha e cidades selecionadas em todo o mundo. A transação deverá fechar no quarto trimestre do ano civil de 2017, sujeito à aprovação regulamentar.
Combinando as plataformas de armazenamento de energia AES Advancion e Siemens Siestorage com a expansão dos serviços, a nova empresa oferecerá aos clientes uma variedade maior de opções para enfrentar os desafios do panorama energético que se transforma a cada dia. A Fluence capacitará os clientes em todo o mundo para navegar melhor no setor de armazenamento de energia fragmentado e atender às suas necessidades urgentes de soluções de armazenamento de energia escaláveis, flexíveis e competitivas em termos de custos.
A companhia operará independentemente de suas empresas-mãe, combinando recursos e conhecimentos do grupo de soluções de armazenamento de energia com base em bateria da Siemens, sob a divisão de Gerenciamento de Energia com a subsidiária da AES, AES Energy Storage. Em conjunto, as duas empresas implantaram 48 projetos totalizando 463 MW de armazenamento de energia com base em bateria em 13 países, incluindo o maior projeto de armazenamento de energia com base em bateria de íon de lítio no mundo, perto de San Diego, Califórnia.
“À medida que o mercado de armazenamento de energia se expande, os clientes enfrentam o desafio de encontrar um parceiro de tecnologia confiável com um portfólio apropriado e um profundo conhecimento do setor de energia. A Fluence preencherá esta grande diferença no mercado. Com o alcance global de uma força de vendas internacional experiente, bem como a plataforma tecnológica líder da Siemens Siestorage à sua disposição, a Fluence estará perfeitamente equipada para atender este mercado muito interessante “, disse Ralf Christian, CEO da Divisão de Gerenciamento de Energia da Siemens.
Espera-se que o setor de armazenamento de energia conectado à rede expanda de uma capacidade instalada total de três gigawatts (GW) no final de 2016 para 28 GW até 2022 de acordo com a IHS Markit, que é equivalente à potência utilizada por 18,6 milhões de lares. Ao incorporar o armazenamento de energia em toda a rede de energia elétrica, os serviços públicos e as comunidades em todo o mundo otimizarão seus investimentos em infra-estrutura, aumentarão a flexibilidade e resiliência da rede e acelerarão a integração econômica da geração de eletricidade renovável.
“A parceria com a Siemens para formar a Fluence oferecerá aos clientes grandes e pequenos a gama completa de soluções de armazenamento de energia comprovadas e de última geração em mais de 160 países. Isso acelerará a integração das energias renováveis na rede de energia do futuro “, disse Andrés Gluski, presidente e CEO da AES.