A Taesa informou em comunicado ao mercado na última quarta-feira, 13 de julho, que o seu conselho de administração aprovou a reestruturação societária das subsidiárias Companhia Transleste de Transmissão, Companhia Transudeste de Transmissão e Companhia Transirapé de Transmissão, conhecidas como o conjunto das Transmineiras. A operação envolve a transferência para a Taesa das participações acionárias detidas pela Cemig no capital social destas subsidiárias.
A Transmineira também está inserida no programa de desinvestimentos da Cemig e essa era uma das etapas que constava no processo. De acordo com o comunicado, a reestruturação ainda está sujeita à aprovação da Assembleia Geral. A operação também está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Conselho de Administração e Defesa Econômica.
A Taesa também informou em outro comunicado que aprovou a interrupção, por até 60 dias úteis, do prazo de análise do pedido de registro da oferta pública de distribuição da 4ª Emissão de debêntures não conversíveis em ações, em duas séries, devido as condições atuais do mercado de capitais nacional.