A UHE São Manoel (700 MW) deve colocar a primeira unidade geradora em operação comercial em outubro deste ano. A usina, que está em construção, fica no rio Teles Pires nos estados do Pará e Mato Grosso. A UHE São Manoel conta com quatro UGs tipo Kaplan de 175 MW cada. A usina tem energia firme local de 413,93 MW médios. A usina é construída pela Sociedade de Propósito Específico São Manoel, formada pela EDP do Brasil, Furnas e China Three Gorges, todas com 33,33% de participação.
As quatro UGs serão capazes de atender uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas e a última turbina está prevista para entrar em operação em 31 de janeiro de 2018. Na semana passada foi lançado no poço o estator da segunda unidade. A peça, com 321 toneladas, é uma das mais pesadas do conjunto, ficando atrás apenas do rotor do gerador, que tem 596 toneladas. O rotor Kaplan é a parte da turbina que tem contato direto com a água e é responsável pela movimentação do gerador. É constituído de ogiva, cubo do rotor, cinco pás, eixo e tampa intermediária.
Por estar na região Amazônica, distante dos grandes centros, a usina enfrenta dificuldades de logística como transporte e fornecimento de insumos. As peças para montagem percorrem uma distância de 126 quilômetros desde a cidade de Paranaíta (MT) até o canteiro de obras, um percurso que compreende estradas vicinais não pavimentadas, além de travessia em balsa pelo rio Teles Pires. As obras começaram em agosto de 2014. A barragem, com 916 metros de comprimento, formará o reservatório de 63,96 km², abrangendo as terras dos municípios de Paranaíta e Jacareacanga (PA).