A Eletrobrás segue com seus investimentos para ampliação e reforma da rede elétrica em suas áreas de concessão pelo país. Em Alagoas, os recursos empenhados pela Eletrobras Distribuição já passam de R$ 33 milhões. As ações fazem parte do subprojeto regularização de clandestinos, desenvolvido desde 2014, pelo Projeto “Energia +” da distribuidora com financiamento do Banco Mundial.
A iniciativa já implantou quase quatro mil novos postes, 204 transformadores, além da extensão e reforma de mais de 230 quilômetros das redes “compactas” de média tensão e “multiplexadas” de baixa tensão. Estes novos modelos de rede trazem espaçadores entre os fios e cabos protegidos, oferecendo mais segurança ao sistema elétrico e à população.
Até o momento as obras contemplaram 26 municípios nas quatro regiões de Alagoas, incluindo Maceió, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Piranhas, Pariconha, Matriz do Camaragibe, Jequiá da Praia, entre outros. Quase 100 colaboradores são mobilizados para atendimento do projeto.
“O objetivo da reforma da rede é dar mais segurança e confiabilidade ao sistema elétrico”, declara Jarson Amaral, coordenador do projeto de regularização de clandestinos, explicando que o programa realiza ainda a instalação de medidores em consumidores clandestinos, implantação de novos cabos e adequação de toda a alimentação de energia da casa dos clientes.
“Abordamos consumidores com ligações inadequadas e implantamos o padrão da Empresa, com um disjuntor geral, aterramento, eletrodutos e cabos apropriados. Já foram realizadas mais de nove mil ligações seguindo o padrão técnico e de segurança e aproximadamente 17 mil medidores novos”, completa.