Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Na última sexta-feira, 14 de julho, a região Sul de Santa Catarina foi afetada durante a madrugada pela queda da torre 21 da Linha de Transmissão 230 kV Abdon Batista/Lages sobre a LT 230 kV Abdon Batista/Barra Grande. Essas linhas interligam a Usina Barra Grande às subestações Abdon Batista e Lages. Além disso, às 11:05 horas, houve ao mesmo tempo o desligamento automático da LT 230 kV Lages/Rio do Sul e das SEs Lages e Rio do Sul, além da baixa geração de 74 MW da UHE Salto Pilão (SC – 191,89 MW), o que ocasionou a interrupção de 250 MW na região, com um desligamento em cascata.

Da madrugada até o começo da manhã, devido a baixa demanda, não houve queda de energia, segundo a Celesc, distribuidora local. O quadro exigiu da Celesc um trabalho coordenado para evitar mais interrupções. No auge da ocorrência, foram registrados cerca de 310 mil unidades consumidoras sem energia.

Como o sistema já estava sendo monitorando desde a madrugada, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico avisou sobre o problema na Rede Básica, o trabalho de recuperação de carga foi agilizado. De acordo com o ONS, o restabelecimento das cargas começou às 11:15 horas e foi concluído às 11:46 horas. Segundo a Celesc, a recuperação das linhas de transmissão terminou no último sábado, 15 de julho, um dia antes do que era previsto pelo ONS.