Inscrições para certificação de operador do mercado começam em agosto

Promovida pela Abraceel, 63 profissionais já obtiveram certificado desde 2011

Os profissionais que atuam com comercialização de energia elétrica e desejam obter um diferencial de carreira, poderão realizar em outubro a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica, além da revalidação dos certificados emitidos em 2013. As inscrições podem ser realizadas a partir de 1º de agosto até 29 de setembro de 2017. A certificação é promovida pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, vinculada à Universidade de São Paulo. Desde 2011, 63 profissionais já obtiveram o Certificado de Operador do Mercado de Energia Elétrica.

O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE. Desde o início da certificação, a CCEE presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas. Em 2016, a Câmara de Comercialização passou a ter um papel mais ativo na iniciativa, com a assinatura dos certificados emitidos. A prova deste ano será realizada no dia 21 de outubro, das 14h às 18h, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo. O diploma vale por quatro anos, quando, então, os profissionais devem realizar novo teste para revalidar o certificado. Em 2017 será realizado o exame de revalidação do certificado dos candidatos habilitados no 3º Processo de Certificação, ocorrido em 2013.

O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, está disponível no site da Abraceel: http://certificacao.abraceel.com.br.

Serviço:

6ª Prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica e Prova de Revalidação de Certificados de 2017
Inscrições: de 1º de agosto a 29 de setembro, no site da Abraceel