A RGE está investindo na implantação de uma nova plataforma digital educacional de que irá beneficiar 19 mil estudantes das redes municipal e estadual de Caxias do Sul. A iniciativa representa um investimento de R$ 2,9 milhões, que busca alavancar a aprendizagem através de práticas pedagógicas inovadoras suportadas por tecnologia e personalização.
Todos os alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Caxias do Sul e mais de 6 mil alunos do Ensino Médio das escolas estaduais terão acesso gratuito ao Geekie Lab, uma plataforma de aprendizagem adaptável que apoia professor e aluno no processo de construção do conhecimento de cada estudante. Já o Geekie Teste, plataforma de avaliação externa da Geekie, será oferecida a um público ainda maior e alcançará toda a rede, de 6º ao 9º ano do ensino municipal, e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio estadual, totalizando 19 mil alunos beneficiados.
Enquanto o Geekie Teste permite que o gestor e o professor tomem decisões pedagógicas mais assertivas, baseadas em dados concretos quanto ao desenvolvimento da rede, da escola, da turma e de cada aluno, o Geekie Lab identifica os pontos fortes e oportunidades de cada estudante e, em um ambiente online, disponibiliza milhares de exercícios e centenas de vídeo-aulas.
Para os estudantes, a vantagem é a possibilidade de acessar um conteúdo complementar de qualquer local, além de ter seu ritmo de estudo respeitado: além de personalizável, o conteúdo pode ser revisto quantas vezes for necessário, via computador ou smartphone. A solução torna o conhecimento mais interessante para esta geração cada vez mais conectada, que intuitivamente busca complementar os estudos com conteúdo online.
Em 2015, em Araraquara (SP), uma experiência semelhante acumulou resultados positivos, onde os professores puderam acompanhar e direcionar a turma com base em suas dificuldades. Ao final do ano, foi possível perceber que os alunos que estudaram pelo Geekie Lab obtiveram resultados superiores aos alcançados pelo 9º ano geral da rede de Araraquara, no ano de execução do projeto e foi constatado um aumento na nota TRI em todas as áreas de conhecimento. A professora Alessandra de Freitas Eiras, da E. E. Professor Antônio dos Santos de Araraquara, também notou os efeitos da inovação no fim do segundo semestre. “Por sala, eu costumava ter 10, até 15 alunos em recuperação. Em 2016, tive 3 alunos no total, com as 3 salas!”, contou a professora.
A iniciativa marca mais um movimento da CPFL Energia e da RGE, no sentido de colaborar com a potencialização dos indicadores educacionais das cidades e comunidades onde atua por meio de uma parceria com a Geekie. Desde 2015, mais de 10 mil alunos já foram impactados. Conforme o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello, parceiras educacionais estão entre as principais contribuições que a concessionária pode deixar para as comunidades onde está presente. “É uma ação muito importante e que irá auxiliar na formação de nossos jovens. Estamos orgulhosos de poder contribuir com a educação”, afirmou Tadiello.
O lançamento desta nova etapa acontecerá no dia 19 de julho às 19h30min no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, durante o evento “Seminário Regional: Reflexões sobre Ferramentas Metodológicas Colaborativas para Potencializar Aprendizagens”, organizado pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação.