A CEEE iniciou nesta semana a modernização da Subestação Bagé 1. Os trabalhos estão sendo realizados pelas equipes da Divisão de Manutenção da Companhia e a previsão de conclusão é para setembro deste ano. A atualização inclui a substituição e instalação de disjuntores e transformadores, entre outras, num investimento que ultrapassa R$ 1 milhão e irá beneficiar 24.235 clientes da cidade de Bagé e região. A companhia informou que manterá a normalidade do fornecimento aos consumidores enquanto as equipes estiverem atuando no local, por meio de uma das suas subestações móveis que já fora instalada no local.
Além deste projeto, a área de Transmissão do Grupo CEEE executa outro no município: a ampliação da Subestação Bagé 2, que envolve a instalação de um novo transformador de 230/69 kV de 50 MVA de potência e os demais equipamentos a ele associados, incluindo serviços de automação e comunicação.
De acordo com técnicos da Divisão de Novos Empreendimentos da área de Transmissão, essa obra encontra-se na fase de execução das fundações, montagem eletromecânica e fornecimento de equipamentos e materiais. Pelos dados da Divisão já informados ao sistema de controle da Aneel, diversos equipamentos já foram entregues, inclusive o transformador, principal equipamento da obra, visto ser o responsável por aumentar a capacidade da Subestação em mais de 30%.
O empreendimento contará recursos na ordem R$ 17 milhões provenientes da linha de financiamento específica da Empresa com o BID/AFD, que irão qualificar o sistema de transmissão de energia elétrica aos consumidores dos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas e Pinheiro Machado. O projeto está com 60% do desenvolvimento geral concluído e a previsão de entrega é para o primeiro trimestre do ano que vem.