Realizado desde 2010 em Portugal com o título Acredita Portugal, o concurso que premia empreendedores será realizado pela primeira vez no Brasil com o nome The Next Startup. O Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP, é apoiadora do concurso. Em 2016 foram mais de 50 mil inscritos. Os interessados terão até 11 de agosto para cadastrarem seus projetos.
A competição é realizada por meio de uma plataforma online chamada DreamShaper, que auxilia a transformação de projetos em um plano de negócio pronto para ser implementado. Para se inscrever no The Next Startup, o participante deverá elaborar o seu planejamento na plataforma e escolher uma das quatro categorias disponibilizadas: Comércio, Serviços e Indústria; Web, Mobile e Alta Tecnologia; Empreendedorismo Social; e Energia. Após o término das inscrições e criação do plano de negócio serão selecionados três projetos finalistas por categoria e um finalista especial de Energia que receberão mentoria de especialistas para evoluírem em suas decisões e no desenvolvimento do negócio.
Os planos serão avaliados por um júri especializado, que decidirá pelos vencedores. O anúncio será em dezembro e o prêmio será concedido em formato de tutorias e capacitações, focado na concretização do sonho de ter um negócio próprio. Além disso, a plataforma permitirá que haja a interação entre organizações interessadas em possíveis investimentos nos projetos apresentados.
“A EDP tem o prazer de patrocinar este concurso que permite empreendedores de todo o Brasil a transformar sonhos em realidade”, ressalta Paulo Ramicelli, assessor do Instituto EDP. “Abrir o próprio negócio com mentoria e acompanhamento especializado é uma vantagem competitiva muito relevante, incentiva a educação empreendedora e vai de encontro com o que a empresa acredita: transformar de forma positiva os indivíduos e a sociedade”, finaliza Ramicelli.
Os clientes da área de concessão da EDP, em São Paulo e no Espírito Santo, que se interessarem na inscrição do concurso, terão isenção no valor do plano standart da plataforma Dreamshaper, que oferece maior acompanhamento do plano de negócio. No concurso, quanto mais estruturado e completo estiver o projeto, maior a chance de ser escolhido pelo júri.
O The Next Startup é patrocinado pela EDP Brasil, e co-organizado pela Dreamshaper e Universia, com o apoio do Governo Federal, BNDES, Fundação Lemann e Sebrae, além de parceiros como o Instituto EDP, Fundação Estudar, Instituto Quintessa, Phomenta, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Paraná, IBM, Yunus Social Business, entre outros.