Um projeto pioneiro, desenvolvido pela Celesc em parceria com a Matrix Engenharia e Energia e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da USP, irá treinar e capacitar os profissionais que atuam na manutenção e operação da rede elétrica de concessão da empresa.
Para Cleverson Siewert, presidente da Celesc, o investimento inovador no cenário brasileiro de energia trará melhores condições de trabalho e capacitação para os funcionários da empresa, melhorando a qualidade do serviço prestado à população. Com o novo sistema é possível simular, por exemplo, situações de risco e condições climáticas adversas para tornar o profissional mais capacitado e a sua atuação mais segura e confiável.
“A partir de agora, o profissional poderá conduzir os movimentos durante o treinamento, função que atualmente é desempenhada pelo computador. Essa inovação aliada à simulação de situações de risco real — como explosão de transformadores, vegetação na rede, ataque de insetos, entre outros — torna o treinamento mais preciso, rápido e seguro, tanto para ele, quanto para os consumidores”, explica o coordenador do projeto na Celesc, Edson Aquino, que ainda informa que todas as ações do aluno são registradas no programa e podem ser corrigidas pelo supervisor.
A sala de treinamento com realidade virtual já começou a ser utilizada pela distribuidora para a preparação e a reciclagem dos empregados que atuam em todo o estado de Santa Catarina.