A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu nesta quarta-feira, 26 de julho, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+ (bra) ’ à Elektro Redes (SP). O rating está em Observação Negativa. De acordo com a Fitch, o rating atribuído à empresa reflete a opinião dela sobre o sólido perfil de crédito consolidado do grupo Elektro. A agência espera manutenção de uma alavancagem financeira líquida de baixa a moderada, bem como robusta posição de liquidez e gerenciável cronograma de vencimento da dívida a curto e médio prazos.
Os fortes perfis operacional e financeiro do grupo Elektro são suportados por sua principal subsidiária, a Elektro Redes, a qual deve manter elevada eficiência operacional em relação a seus pares na indústria e contar com uma retomada do consumo de energia em sua área de concessão.
A Observação Negativa do rating se deve à possível fusão entre a holding do grupo, a Elektro Holding S.A. e a Neoenergia S.A. A Fitch considera que, caso a transação se concretize, a empresa combinada aliará o perfil financeiro robusto do grupo Elektro aos perfis de liquidez e alavancagem financeira mais pressionados do grupo Neoenergia, resultando em um perfil de crédito inferior ao atual do grupo Elektro e, consequentemente, da Elektro Redes. Positivamente, em bases combinadas, o novo grupo se beneficiará de uma maior escala de negócios. Concluída a operação, a Fitch realizará uma abordagem consolidada.
Caso não haja fusão, a expectativa da Fitch é que, em bases consolidadas, a Elektro Holding apresente, especialmente a partir de 2018, forte e crescente geração de Ebitda e de fluxo de caixa das operações suportados, principalmente, pela retomada do aumento do consumo de energia na área de concessão da Elektro Redes e pelo crescimento do segmento de geração. A partir de 2020, os ativos de transmissão também deverão iniciar paulatinamente sua fase operacional e começar a contribuir para a melhoria dos resultados do grupo.
Ainda de acordo com a Fitch, ações de rating positivas são improváveis a curto prazo. A Observação Negativa será removida caso a fusão entre a Elektro Holding e a Neoenergia não se concretize. Entretanto, a Fitch poderá rebaixar o rating se a operação se confirme ou caso entenda que o grupo não conseguirá limitar a alavancagem financeira líquida a 3 vezes, em bases sustentáveis, e manter as relações caixa e aplicações financeiras/dívida de curto prazo e caixa e aplicações financeiras+CFFO/dívida de curto prazo acima de uma vez e 1,7 vez, respectivamente.