Determinada por um trabalho conjunto entre profissionais da Copel que atuam com o planejamento energético, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a reconstrução de uma linha de transmissão na região central do Paraná foi concluída na última quarta-feira, 26 de julho, quando a Copel colocou em operação a nova linha de 230 kV. O circuito tem 42,5 quilômetros de extensão e conecta as subestações Klacel e Figueira. Com investimento de R$ 19,4 milhões, a obra é a última etapa da linha que inicia na subestação Ponta Grossa Norte e substitui uma antiga rede que operava há mais de 50 anos.
“A Copel investe permanentemente para modernizar e tornar o sistema elétrico do Paraná cada vez mais robusto”, destacou o presidente da Copel, Antonio Guetter. “Desta forma, a Copel atende com qualidade e segurança à demanda crescente por energia”, completou.
A nova linha vai favorecer uma das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. O empreendimento passa pelos municípios de Figueira, Ibaiti, Curiúva, Telêmaco Borba e Ventania.
O novo circuito é última etapa de substituição da linha, que contou com 3 fases. O primeiro passo, em 2015, foi conectar a subestação Klacel ao Sistema Interligado Nacional (SIN), dividindo a linha existente em duas. Depois veio a construção do circuito de transmissão entre as subestações Ponta Grossa Norte e Klacel, com 96,9 quilômetros. A obra completa recebeu investimentos na ordem de R$ 63,7 milhões.