O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou o prazo da consulta pública n° 33, que trata da modernização das regras do setor elétrico brasileiro. Inicialmente prevista para ser concluída no dia 4 de agosto, agora os agentes terão até 17 de agosto para enviar suas contribuições. A extensão do prazo foi um pleito dos agentes, que pediam mais tempo para estudar os impactos das propostas.
A alteração da data da consulta pública foi oficializada nesta segunda-feira, 31 de julho, com a publicação da portaria nº 284, pelo MME. A Agência CanalEnergia havia antecipado a informação na semana passada, após chefe da assessoria especial em assuntos regulatório MME, Paulo Gabardo, adiantar, em reunião com agentes em São Paulo, a intenção do governo em estender o prazo em mais dez dias.
Esse adiamento deve comprometer o cronograma original da reforma do setor elétrico. A intenção do governo era enviar a Medida Provisória ao Congresso ainda em setembro. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Luiz Barroso, a ampliação da consulta pode fazer com que o governo só consiga iniciar a tramitação da MP no início de outubro.