A Agência Nacional de Energia Elétrica deu a anuência para a transferência do controle societário na incorporação direta da Elektro Holding pela Neoenergia. Na operação, a Iberdrola Energia passará a ter a maioria do capital social da Neoenergia. Com isso, ela ficará como controladora indireta das subsidiárias da Neoenergia. Assim, a Elektro Holding vai ser extinta e a Neoenergia passa a deter as participações que eram da Elektro.
No quadro societário atual da Neoenergia, a Previ possui 49%, o BB Investimentos, 12% e a Iberdrola, 39%. Na nova composição, a Previ fica com 38,21%, o BB Investimentos, com 9,35% e a Iberdrola passa a ser a majoritária, com 52,45%. A incorporação vai envolver ativos de distribuição como a Elektro (SP), Celpe (PE) e Cosern (RN), além de geradoras como a Companhia Hidrelétrica Teles Pires e a Itapebi Geração de Energia e a transmissora Afluente Transmissão de Energia Elétrica.
De acordo com a agência, a incorporação direta não se dá no nível de agentes setoriais, mas dos seus controladores que não detêm outorga para a exploração de serviços e instalações de energia, não se caracterizando uma reestruturação societária. A operação terá duas fases e o prazo para implementação será de 120 dias.