fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A AES Tietê anunciou nesta terça-feira, 1º de agosto, a aquisição do complexo solar Boa Hora, com capacidade instalada de 91 MWp. O empreendimento pertence a European Energy, Eólica Tecnologia e Solar Tecnologia e foi licitado no leilão de energia de reserva, de 2015, com expectativa de início de geração em 1º de novembro de 2018. A AES Tietê vai pagar R$ 75 milhões pela totalidade do capital social das três sociedades de propósito específico, que compõem o complexo.
Originalmente previsto para ser erguido no município de Tacaimbó (PE), a AES Tietê informou que pretende transferí-lo para o município paulista de Ouroeste, onde pretende construí-lo em um terreno a três quilômetros da hidrelétrica Água Vermelha. A empresa vai protocolar um pedido de alteração das características técnicas do projeto na Agência Nacional de Energia Elétrica. Com isso, a empresa conseguirá aumentar a capacidade instalada em São Paulo, algo previsto na época de privatização do parque gerador.
Contudo, a empresa informou que “caso o pedido de transferência do Complexo Solar para o Estado de São Paulo não seja aceito, a Companhia seguirá com a construção no mesmo Município de Tacaimbó, no Estado de Pernambuco”. A previsão original é de um investimento de R$ 300 milhões no complexo.
A AES Tietê informou que o negócio segue sua estratégia de crescimento e diversificação de, até 2020, compor 50% do ebtida com fontes não hidráulicas com contratos de compra e venda de energia elétrica de longo prazo.