fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O grupo italiano Enel segue interessado em novas aquisições nos setores de distribuição de energia elétrica e de geração renovável no Brasil, disse à Agência CanalEnergia um alto executivo da companhia após participar de evento em São Paulo promovido pela Landis+Gyr, nesta quinta-feira, 3 de agosto.
“O presidente executivo na Itália, Francesco Starace, foi muito claro em dizer que o grupo continua procurando oportunidades, não só no Brasil como no mundo, em distribuição e em renovável. São os dois eixos de crescimento do grupo nos próximos anos e o Brasil continua no alvo”, disse Abel Alves Rochinha, presidente da Celg Distribuição.
A Enel comprou no ano passado a Celg-D com ágil de 28%, por R$ 2,18 bilhões, naquele que foi o primeiro leilão de privatização do governo Michel Temer. “O fato de termos comprado a Celg não significa que vamos ficar parados. Somos um dos players que vai estar na briga”, disse o executivo ao ser questionado sobre o interesse da empresa nos ativos de distribuição da Eletrobras.
Há uma expectativa no mercado de que até dezembro aconteça a licitação de seis distribuidoras de energia elétrica que atuam no Norte e no Nordeste do país. O BNDES está estudando como será o modelo de privatização.
CELG
A Enel assumiu a operação da Celg-D em fevereiro. Segundo Rochinha, os primeiros 30 dias de trabalho foram de uma “análise profunda”. Um plano de ação foi elaborado e já está em execução. A primeira ação foi criar um plano de demissão incentivada para reduzir os gastos com pessoal. O quadro foi reduzido quase pela metade, disse o executivo. “Claramente todo mundo tinha a impressão de que se tinha mais gente do que necessitava. Isso tornou a empresa mais enxuta, portanto o processo de decisão se tornou mais rápido.”
A empresa também implantou um programa de segurança do trabalho para os funcionários próprios e terceirizados. “A Celg não tinha nenhuma filosofia de proteger a vida e o grupo Enel é famoso por ter isso como um ponto de honra.” O mercado da concessionária inclui 237 municípios no estado de Goiás, compreendendo uma população de 6,9 milhões de pessoas. A base de clientes da Celg é de 2,9 milhões de unidades consumidoras.
O grupo Enel atua possui operações nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e soluções de energia. Atende a mais de 10 milhões de clientes no Brasil e tem 1,6 GW em capacidade instalada de geração.