A Light realizou na última quinta-feira, 3 de agosto, uma operação de combate ao furto de energia na região de Ramos, Zona Norte do Rio. O resultado de 1.072 irregularidades em 1.697 locais inspecionados, com índice de acerto de 63% nas verificações, impressionou os agentes e a companhia.
As ligações clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição energética, provocando interrupções do fornecimento. Entre os dias 01º e 07 de julho de 2017, a Light informa que atendeu a 10 mil chamados em razão de interrupções. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia, na Zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
A companhia ainda informou que o roubo de energia em sua área de concessão corresponde a cerca de 40% sobre a carga distribuída para a rede de baixa tensão, o equivalente ao consumo do Estado do Espírito Santo, durante um ano. A Light realizou, de janeiro a junho de 2017, 197.045 inspeções, sendo detectadas 144.983 irregularidades (todas normalizadas), ou seja, a cada 100 clientes, 73 furtavam energia.