A Enel Soluções concluiu a instalação de uma planta solar de minigeração de cerca de três mil metros quadrados distribuídos no telhado de três prédios dos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A estimativa é que os 1.477 painéis instalados no Projac gerem cerca de 700 mil kWh por ano e evitem a emissão de 95 toneladas de CO2 na atmosfera, o que corresponde a 568 árvores plantadas em um ano e menos 94 carros circulando nas ruas no período, suficiente para abastecer aproximadamente 400 famílias.

“Acreditamos que fontes de energia renováveis, como a solar, trazem benefícios reais para os nossos clientes e também para o sistema elétrico do País. Este projeto é mais uma contribuição sustentável”, afirma o responsável pela Enel Soluções, Márcio Trannin.

O projeto da Globo se destaca por ser um dos cinco maiores do país entre os participantes do Ambiente de Comercialização Livre (ACL), que são exclusivamente autoprodutores de energia. Este sistema de geração distribuída, com micro e mini usinas fotovoltaicas, ainda são raros entre os grandes consumidores que compram energia no Mercado Livre.

 “Este projeto é uma das iniciativas que permitem demonstrar nosso plano e preocupação com a implantação de ações sustentáveis associadas ao intenso controle de utilidades, com o viés de constante otimização do consumo sem impacto no negócio”, afirmou Thiago Lacerda, diretor de Manutenção e Operação da Globo.