fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Taesa está preparada para disputar a aquisição de ativos de transmissão que devem ser colocados em negociação ainda este ano. Em teleconferência nesta quinta-feira (10) com analistas de mercado para apresentar os resultados financeiros do trimestre, o diretor-presidente da companhia, Marco Antônio Resende Faria, detalhou que o foco de interesse está concentrado nas Sociedades de Propósito Específico de transmissão pertencentes às subsidiárias da Eletrobras, cujo plano de desinvestimento engloba esses empreendimentos, e nas linhas e subestações da Abengoa, que serão alvo de leilão dentro do processo de recuperação judicial da empresa.
“Estamos olhando com atenção os ativos da Eletrobras dentro do plano de desinvestimento que eles devem lançar, e estaremos preparados para fazer todas as análises possíveis assim que as informações forem liberadas. Da mesma forma, estamos aguardando o processo judicial da Abengoa para avaliarmos com mais detalhes e fazermos uma proposta. Estamos preparados para entrar em todas as oportunidades de negócio que surgirem”, explicou o executivo, durante a call com analistas. De acordo com Faria, o norte da estratégia passa principalmente por agregar valor à companhia a partir do mercado no qual a Taesa já atua.
O presidente da transmissora avaliou o momento atual como “ótimo” para capturar oportunidades envolvendo a aquisição de ativos de outros players, dadas as condições de mercado e o fluxo de caixa da companhia. A entrada do grupo colombiano ISA no bloco de controle da Taesa foi apontada pelo executivo como mais um fator no sentido de consolidar a presença da empresa em operações relevantes no país. A companhia opera atualmente cerca de 9,8 mil km de linhas de transmissão e mais de 70 subestações, além de participações e concessões em subsidiárias. Os projetos em fase de construção somam mais de 2 mil km de linhas.