Copel coloca em operação nova LT entre Assis e Londrina

Obra de 123 km de extensão opera em tensão de 500 kV

A Copel deu início à operação da nova linha de transmissão entre Assis (SP) e Londrina (PR) na última terça-feira, 15 de agosto. A obra reforça a integração do sistema elétrico entre as regiões Sul e Sudeste, com benefício direto para qualidade do fornecimento de energia da região norte do Paraná.

Foram aplicados R$ 150 milhões na expansão do número de linhas de transmissão no sistema e nas fontes de fornecimento, aumentando a disponibilidade de energia e reduzindo o risco de desligamentos. Com 123 km de extensão, a rede opera em 500 kV e perpassa sete municípios paranaenses: Londrina, Assaí, Jataizinho, Uraí, Cornélio Procópio, Leópolis e Santa Mariana, e pelos municípios paulistas de Cândido Mota e Assis.

“A nova linha integra o plano de expansão da nossa área de transmissão e contribui para reforçar o fornecimento de energia não apenas para o Paraná, mas também para todo o Brasil”, ressaltou o presidente da Copel, Antonio Guetter. A concessão da linha foi conquistada pela companhia em leilão organizado pela Aneel em 2014, com empreendimentos que ampliam a capacidade de intercâmbio de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.