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Após a intensificação das operações de combate ao furto de energia na sua área de concessão que vem sendo realizadas, a Light (RJ) conta com mais um canal de denúncia de furto e irregularidades no fornecimento. A distribuidora firmou parceria com o Disque-Denúncia, a central de atendimento que é especializada em atender à população que presencia ações criminosas. O Disque Denúncia já atua há 22 anos no Rio de Janeiro e é considerado um importante aliado no combate ao crime organizado.
De acordo com Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia, o anonimato do denunciante é um dos trunfos para o êxito da parceria, que já vinha acontecendo de modo informal desde maio e já foi realizada em outra época. Ele faz com que a denúncia também possa ser refinada, dando o reforço que a distribuidora precisa para combater as perdas não técnicas. “O cidadão quer ajudar no combate ao crime, mas ele não tem defesa. O que temos que preservar é a identidade dele”, explica. A Light tem uma das maiores perdas do país, chegando a perder R$ 1,5 bilhão por ano pela energia que distribui e não fatura, sendo responsável por 21% da perda nacional.
Borges conta que o cidadão pode comandar uma autoridade policial com o seu poder de informação, determinando que se vá a um lugar com toda a orientação do serviço. “É um caso de orientação quase único, essa condição de comandar as forças da lei e da ordem através do telefone”, aponta. Ele aposta em um aumento nas denúncias, com o esclarecimento delas. Com as operações no começo, ainda não está decidido se haverá algum tipo de recompensa pelas denúncias.
Uma das razões para a efetivação da parceria foi que muitas denúncias chegavam de modo espontâneo, sobre furto de energia e cabos. A partir daí veio a vontade de trabalhar de forma conjunta. Segundo Zeca Borges, haverá um treinamento de pessoal no Disque Denúncia de modo que eles saibam mais sobre o furto de energia. “Vamos estruturar isso”, avisa. A parceria está sendo tratada como mais um canal, sem enfraquecer os já existentes, uma vez que nos últimos anos, a Light vem intensificando o combate. A credibilidade do Disque Denúncia também perante a sociedade pesou na escolha da parceria.
As inspeções que já existiam se tornaram uma constante, com os locais sendo visitados e revisitados. No primeiro semestre, os canais de denúncia da Light – E-mail, WhatsApp, ouvidoria, redes sociais, Disque Light e Aneel – receberam mais de quatro mil denúncias, com 804 sendo tratadas e um índice de acerto de 44%. O Disque-Denúncia recebeu 324 denúncias, tratou de 215 e teve 30% de acerto. O período teve 293 mil inspeções e a cada 100 clientes, 82 possuíam algum tipo de irregularidade, chegando a 239 mil irregularidades. Foram recuperados 612 GWh. A média de acerto da Light foi de 70%.