Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Com uma das maiores perdas de energia do país, a Light (RJ) pretende cadastrar mais 242 mil clientes na tarifa social ainda este ano. A distribuidora atualmente tem 207 mil clientes enquadrados nessa categoria. A estratégia faz parte das ações de combate ao furto de energia que a distribuidora vem fazendo. Ao término do primeiro semestre, as perdas estavam em 21,75%, um valor que começa a se aproximar do índice regulatório, de 19,89%. A Agência Nacional de Energia Elétrica considera a área de concessão da Light uma das mais complexas do país.

Esse total é cerca de 10% dos clientes da empresa. A distribuidora busca desestimular a cultura do furto de energia, que persiste em todo o estado, líder em perdas. De acordo com Rainilton de Andrade, superintendente de recuperação de energia da Light, esse contingente de consumidores que pode ser enquadrado na tarifa social é capturado nas inspeções feitas, mas devido a ações de grupos milicianos e traficantes, os consumidores são obrigados a fazerem “gatos de energia”, que devem ser mensalmente pagos a esses grupos criminosos. “Tem pessoas querendo ficar na formalidade, mas são pressionadas onde estão vivendo”, explica. Há casos em que esses pagamentos que consumidores fazem são maiores ao que elas pagariam caso estivessem na tarifa social. As milícias vêm liderando nesse tipo de achaque.

A Light no primeiro semestre realizou 81 operações especiais. Foram 29 prisões em flagrante e 287 registros de ocorrência. O incremento no combate é feito por uma equipe de 700 funcionários.  A média de acerto é de 70%. Regiões como a de Campo Grande, Nova Iguaçu e Bangu já sofreram várias ao logo dos últimos dois anos, com média de acerto acima de 50%.  Na comunidade do Rio das Pedras, na região de Jacarepaguá, na capital, em 12 meses, o percentual de perdas caiu de 76% para 10%.

O primeiro semestre teve 12 mil clientes impactados por ações de eficiência energética. Foram 72 palestras sobre o tema, 32 mil lâmpadas trocadas, 1,3 mil chuveiros e 118 geladeiras trocadas.