O programa de sustentabilidade Luz Solidária, da Enel Distribuição Rio, está com o edital aberto para inscrição de entidades sociais, associações ou ONGs. As instituições que submeterem projetos concorrerão ao apoio financeiro de R$ 350 mil previsto pelo programa para este ano. As inscrições podem ser realizadas através do site do programa: www.luzsolidaria.com.br. Este ano, o valor disponibilizado pela Enel dentro do programa será distribuído para quatro categorias: Meio Ambiente, Qualificação, Geração de Renda ou Direitos Humanos.
Criado em 2009, o Luz Solidária faz parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, e concede descontos de até 50% na compra de eletrodomésticos com selo Procel “A” para consumidores residenciais que queiram trocar seus eletrodomésticos. Além de descontos para os clientes na aquisição dos novos eletrodomésticos, as ações também contribuem com o desenvolvimento de projetos sociais parceiros, estimulando melhorias nas condições socioeconômicas de comunidades carentes, por meio de incentivos financeiros à projetos sociais.
As iniciativas inscritas devem ter caráter social e desenvolver atividades para a geração de renda. A companhia ainda informou que, desde a data de sua criação, o Luz Solidária Enel já trocou mais de 40 mil eletrodomésticos, concedeu aproximadamente 17,5 milhões de bônus aos clientes residenciais e ofertou quase R$ 5,1 milhões a 151 projetos de geração de renda, tanto no Ceará e quanto no Rio de Janeiro. A previsão para este ano é a expansão e implementação do projeto no estado de Goiás, mercado no qual a Enel passou a atuar com após adquirir o controle da concessionária Celg.