fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Os lotes que a Abengoa mantém sob sua concessão e que vêm travando a expansão no Nordeste deverão ser considerados desnecessários até o ano que vem. Acontece que os dois próximos leilões de transmissão deverão incluir os lotes alternativos a esses ativos que foram arrematados pela companhia espanhola em recuperação judicial.
Segundo o diretor da agência reguladora, Tiago Correia, os dois certames previstos – um para este ano e o outro para 2018 – deverão conter projetos que de uma certa forma farão a ligação que era esperada com os lotes da Abengoa. Apesar disso, a agência ainda briga para realizar a caducidade da concessão e recolocar os lotes em disputa.
Ainda não há data para que possa relicitar esses ativos, mas, contou Correia, a agência continua trabalhando para a continuidade do processo de leilão dos lotes foi suspenso por decisão judicial. Ele disse que nem todos os lotes da espanhola serão necessários, mas não revelou quais são esses projetos.
“Enquanto tiver a autorização vamos marcar o leilão, mas ainda não há data prevista”, comentou. “Contudo, existem no leilão desse ano e do ano que vem que deixam os lotes da Abengoa superados. São ligações alternativas que eram vislumbradas no ano passado. Por isso não precisaremos de tudo [projetos da Abengoa], parte do problema estará superado agora com os próximos leilões”, acrescentou.