Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Energia Natural Afluente da região Nordeste deve ficar em 36% da Média de Longo Termo no mês de setembro, com cerca de 1.088 MW med, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico na reunião do Programa Mensal de Operação. Em agosto deste ano a região já teve a sua pior média histórica, com 32% da MLT e a de setembro deverá ser a segunda pior do período. O submercado Sudeste/ Centro-Oeste, que encerrou agosto com 85% da MLT, deve fechar setembro com 88% da MLT.

A região Sul tem previsão de uma ENA de 83%e setembro. O submercado ficou abaixo da média histórica. Em agosto, a MLT ficou em 55%. Assim como no Nordeste, o submercado Norte também teve hidrologia ruim e está com falta de chuvas. Em setembro, a ENA deve ficar em 57% da MLT, mesmo valor aferido em agosto, o segundo pior da série histórica. Em outubro, a perspectiva para o Sudeste/ Centro-Oeste é de melhora, porque o período úmido já começa na região.

A previsão de carga no Sistema Interligado Nacional para o mês de setembro indica um crescimento de 2,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, ficando com 65.188 MW med. No Sudeste/ Centro-Oeste, ela chega a 38.120 MW med, subindo 1,9%. A região Norte é a que deve ter o maior percentual de aumento, de 5,3%, com 5.872 MW med. A segunda maior variação fica com o Sul, aonde se prevê crescimento de 4,8% e 10.756 MW med. O Nordeste fica na lanterna do aumento da carga, subindo apenas 0,4%, com carga 10.440 MW med.