CEEE-GT e Voith assinam contrato para modernização da Hidrelétrica do Passo Real

Investimentos de R$ 14 milhões preveem serviços de automação e telecomando da usina e subestação

A CEEE-GT fechou acordo com a empresa vencedora da licitação, Voith Hydro Services, para a modernização total da Usina Hidrelétrica do Passo Real até o final de 2018. O contrato foi assinado na última quinta-feira, 24 de agosto, na sede do Grupo CEEE, pelo diretor-presidente, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pelo diretor de Geração, Jorge Jobim, e pelos representantes da Voith, o gerente geral Luiz Fontes e o desenvolvedor de negócios, Ernesto Jimenez.

Com investimento superior a R$ 14 milhões, a obra conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e inclui serviços de automação e telecomando da usina e da subestação. Os trabalhos ocorrem junto à unidade de geração da CEEE-GT, a partir de agora, por 520 dias.

Fachada do prédio da casa de máquinas. Foto: Fernando C. Vieira / Grupo CEEE

Conforme o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, este projeto proporciona mais tecnologia e uma importante modernização dos ativos da empresa, o que deve ser um dos objetivos da instituição para bem atender ao seu mercado.

Além da parceria com o fornecedor e com o agente financiador, o BID, as questões de automação e telecomando do projeto, e a influência disso em uma renovação da gestão operacional da Companhia também foram citadas como pontos positivos pelo diretor de Geração da CEEE, Jorge Jobim. Seguindo a um acordo prévio com o Operador Nacional do Sistema (ONS), no decorrer das atividades, será necessário interromper a produção em cada um dos grupos geradores, em datas intercaladas.