A chamada do projeto prioritário de Eficiência Energética destinado a incentivar a troca de motores elétricos antigos da indústria por equipamentos mais eficiente foi prorrogada por 12 meses pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A nova data limite para finalização dos projetos em execução passou para 6 de outubro de 2018, para que o prazo de adesão de empresas interessadas possa ser reaberto pelas distribuidoras.

Informações coletadas pela Aneel nas distribuidoras que participam da chamada pública mostram que os projetos ainda estão em execução, com alguns deles atrasados em razão de dificuldades, como o baixo interesse das empresas em aderir ao projeto. A Aneel recebeu pedidos de prorrogação de prazo da Coelba (BA) e da Cemig (MG).

No caso da distribuidora baiana, houve desistências de empresas antes da assinatura dos contratos, e os recursos não usados até o momento somam 48% do total previsto, equivalentes a R$ 2,8 milhões. O projeto da Cemig envolve 12 consumidores, com a troca de 64 motores. Quatro processos já estão concluídos. A distribuidora afirma que já atendeu aos micro e pequenos empresários no primeiro período de inscrição, e pretende abrir a adesão para todas classes de consumidores da área de concessão, incluindo médias e grandes empresas.