A Enel Green Power iniciou na última quarta-feira, 30 de agosto, a operação do parque eólico Delfina. Com capacidade instalada total de 180 MW, o parque está localizado no município de Campo Formoso (BA). A empresa investiu aproximadamente US$ 400 milhões na construção do complexo, como parte das aplicações previstas no plano estratégico da companhia e que serão financiados por meio de recursos próprios, assim como por um empréstimo concedido pelo BNDES.
“A entrada em operação de Delfina, maior parque eólico da Enel no Brasil, é uma prova da habilidade da nossa equipe de construir e comissionar de forma rápida e eficiente nossos projetos, tornando o Brasil um dos principais contribuidores para o crescimento do Grupo em energias renováveis”, afirmou Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil.
Delfina é capaz de gerar mais de 800 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades de consumo de 390 mil lares brasileiros, evitando a emissão de mais de 490 mil toneladas de CO2 na atmosfera. A EGPB construiu aproximadamente 90 quilômetros de linha de transmissão para conectar o parque eólico à subestação de energia da distribuidora local mais próxima, na cidade de Juazeiro.
Alinhado com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value – CSV) adotado pela Enel, que visa a combinar o desenvolvimento de negócios às necessidades da comunidade local, a EGPB realizou uma série de iniciativas nas áreas próximas ao parque, como programas pioneiros para a preservação de duas espécies locais ameaçadas, a arara-azul-de-lear e a onça-parda nativa da Caatinga. Em colaboração com instituições locais, a Enel também ofereceu cursos de qualificação para comunidade, como empreendedorismo e treinamento em carpintaria e eletricidade, para possibilitar geração de renda.