Um dos projetos prioritários da CEEE-D em 2017 é a instalação, automação e supervisão de equipamentos no sistema energético da companhia, ação que vem sendo desenvolvida nos 72 municípios da área de concessão da empresa. A informação é do diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Júlio Hofer, que destaca o universo de gerenciamento nesse projeto, que envolve chaves e religadores, quase mil aparelhos.
“Queremos ampliar a qualidade do nosso atendimento aos clientes, com redução nas interrupções, especialmente em situações de contingência e, para isso,o uso da tecnologia é fundamental”, explicou Hofer, que ainda afirmou que o projeto trará benefícios à empresa, como a melhoria de desempenho nos indicadores de continuidade do fornecimento aos clientes.
Pelo relatório atual da área de engenharia, até agora, 417 equipamentos foram direcionados ao sistema de energia dos municípios da Regional Metropolitana, 137 no Litoral Norte, 118 no Sul, 58 no Litoral Sul, 57 no Centro Sul e 43 na Campanha.
Do total de equipamentos, 512 já estão telecomandados, sendo que a previsão para conclusão de 100% dos religadores é para julho de 2018. Conforme dados da área de engenharia da empresa, estão sendo empregadas tecnologias de modem 3G, rádio VHF e fibra ótica, sendo que a melhor solução é definida previamente, após uma adequada avaliação do local.
O investimento total da CEEE Distribuição aplicado no projeto é de 33,2 milhões, e envolve recursos próprios da companhia e via financiamento através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O comando dos religadores é remoto, realizado pelo Centro de Operação da Distribuição, em Porto Alegre, o que permite um melhor gerenciamento do sistema elétrico da Companhia.
Para o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, a gestão vem priorizando investimentos em automação e tecnologia. “O foco de melhoria de performance inclui as nossas unidades de geração, transmissão e também a infraestrutura de Distribuição. Percebemos, com orgulho, que isso vem trazendo resultados positivos na melhoria dos nossos indicadores técnicos e especialmente na satisfação dos nossos clientes, o que contribui para a preservação e valorização da concessão como ativo da Empresa”, concluiu o presidente.