A AES Eletropaulo anunciou que está investindo R$ 1,4 milhão na troca de 4.547 lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED em semáforos de São Bernardo do Campo. A obra faz parte do Programa de Eficiência Energética da companhia, cuja expectativa prevê, além da modernização em suas estruturas, que as lâmpadas de LED proporcionem uma economia estimada em 1.089 MWh/ano, 87% menor em relação ao consumo atual e equivalente ao consumo de aproximadamente 480 residências. A conclusão do projeto está prevista para dezembro deste ano.

As lâmpadas de LED possuem aproximadamente vida útil 5 vezes maior em relação às lâmpadas incandescentes, o que diminui substancialmente os desligamentos dos semáforos e os custos de manutenção.

Outro item pertinente alertado pela empresa é o fato das lâmpadas de LEDs não apresentarem “efeito fantasma”, ou seja, o efeito produzido pela incidência da luz solar nas lâmpadas dos semáforos, o que produz a falsa sensação de semáforo ligado, confundindo o usuário e podendo causar acidentes.

Com objetivo de promover o uso consciente e racional de energia, a concessionária já investiu cerca de R$18 milhões em 2017, destinados aos projetos de Chamada Pública.