Walter Fernando Piazza Júnior, diretor presidente da GasBrasiliano, será um dos palestrantes do III Fórum COGEN/CanalEnergia, evento que acontecerá no dia 21 de setembro, em São Paulo, e contará com a presença de nomes importantes do setor de energia nacional. Piazza participará do debate sobre Geração Distribuída com gás natural com o objetivo de enfatizar a importância do projeto denominado de Usina Híbrida, desenvolvido pela GasBrasiliano junto a parceiros tecnológicos como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a WTERT Brasil. O projeto tem como objetivo central maximizar o retorno financeiro das usinas de açúcar e etanol por meio da inserção do gás natural no ciclo de vapor produzido pela biomassa.

De acordo com o Piazza, quando o gás natural é inserido no ciclo de vapor da biomassa, aumenta a eficiência do processo. “A energia do gás natural aumenta a temperatura do vapor produzido pela biomassa e, consequentemente, sua capacidade de produzir energia mecânica na turbina à vapor. Esse ganho pode ser obtido com o uso do gás natural em configurações de superaquecimento do vapor externo à caldeira de biomassa ou em ciclo de reaquecimento, utilizando-se dos gases de exaustão de turbinas a gás natural”, explica. A discussão sobre Geração Distribuída com gás natural também contará com o ponto de vista do presidente da ECOGEN, Nelson da Silva Cardoso Oliveira, e a moderação de Afonso Henriques Moreira Santos, da Universidade Federal de Itajubá.

Promovido pela Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), Grupo CanalEnergia e Centro de Treinamento e Estudos em Energia (CTEE), o III Fórum COGEN/CanalEnergia terá como tema “Geração Distribuída e Cogeração – retomando a construção de um futuro ciclo de desenvolvimento”, e abordará, de maneira geral, a expansão do setor elétrico brasileiro via GD e os consequentes impactos sobre o SIN, a comercialização dos excedentes da micro e mini GD e as novas tecnologias e oportunidades de negócios, entre outros assuntos.