A Cemig foi confirmada no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World 2017/2018), divulgado na última quinta-feira, 7 de setembro, em Nova York. Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam por suas práticas de gestão social, ambiental e econômica.
O presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, parabenizou todos os empregados e parceiros comerciais e ressaltou que a conquista desse índice é um reconhecimento das práticas adotadas pela empresa que contribuem para o crescimento sustentável. “Trabalhamos para aprimorar continuamente nosso desempenho ambiental, social e econômico, provendo soluções inovadoras e utilizando a sustentabilidade como estratégia para nossa tomada de decisão de forma a atender os interesses dos nossos stakeholders, o que nos permite fazer parte do DJSI World por 18 anos consecutivos”, disse Alvarenga.
Pelo décimo quarto ano consecutivo, a italiana Enel também foi mantida no DJSI, assim como a sua subsidiária espanhola Endesa. As duas empresas foram admitidas no índice a nível global na categoria do setor de serviços públicos. “Estamos orgulhosos de que o DJSI World reconhecesse mais uma vez o nosso compromisso com a sustentabilidade e, em particular este ano, nossa liderança em estratégia climática, ações ambientais, transparência e divulgação”, disse o CEO e gerente geral da Enel, Francesco Starace, em nota à imprensa. “Nossa presença neste índice de prestígio pelo ano consecutivo de 14 anos mostra o impulso que temos de nossos esforços para incorporar a sustentabilidade em nossa estratégia de tomada de decisão e estratégia industrial de longo prazo. O reconhecimento do DJSI também nos motiva ainda a melhorar o desempenho ambiental, social e governamental do Grupo “.
O DJSI World é um índice composto por ações das maiores empresas do mundo que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo seu desempenho em sustentabilidade e a sua adaptação às tendências de mercado, sendo capazes de criar valor para os acionistas no médio e longo prazo. Anualmente, a composição do índice é renovada, constituindo uma referência mundial para investidores e agências financeiras internacionais que se baseiam nesse índice para tomada de decisão em investimentos socialmente responsáveis. A nova composição do DJSI World reúne 320 empresas de 29 países, selecionadas a partir de um conjunto 2500 empresas de 60 setores econômicos.
As empresas foram avaliadas segundo um questionário e, também, por meio das informações públicas disponíveis em relatórios anuais financeiros e de sustentabilidade e em websites. A seleção foi conduzida pela RobecoSAM AG, empresa especializada em gestão de ativos e na oferta de produtos e serviços no campo de investimentos sustentáveis, sendo todo o processo auditado pela Deloitte.