Pela primeira vez, a Enel Américas foi incluída como integrante do FTSE4Good Emerging Index. Este índice faz parte da série FTSE4Good, que engloba empresas listadas em bolsas de valores em todo o mundo que atendem rígidas normas ambientais, sociais e de governança, com base nos princípios de investimento responsável. Os critérios FTSE4Good são aplicados ao índice FTSE Emerging, que abrange mais de 20 países emergentes e foi lançado em 2016. De acordo com Luca D’Agnese, presidente da Enel Americas, o reconhecimento é um testemunho do árduo trabalho em colocar a sustentabilidade no centro do negócio. Segundo ele, no mercado é cada vez mais importante que as empresas cumpram certos critérios ambientais, sociais e de governança que garantam investimentos responsáveis.

O FTSE4Good é uma série de índices destinados a apoiar o investimento em empresas sustentáveis. A gestão transparente e a clareza na definição dos critérios do ESG tornam os índices adequados a uma grande variedade de investidores, ao elaborar ou avaliar produtos de investimento sustentáveis. O índice FTSE4Good inclui mais de 300 indicadores em 14 temas diferentes, agrupados em três pilares: meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. O pilar ambiental avalia aspectos como mudanças climáticas, poluição, recursos, uso da água, biodiversidade e gerenciamento ambiental.
No pilar social, os temas considerados são as normas trabalhistas, saúde e segurança, direitos humanos e comunitários, responsabilidade do cliente e gestão social. O terceiro pilar avalia a governança corporativa, além da gestão de riscos, transparência fiscal e medidas anticorrupção.

A Enel Américas participa direta e indiretamente nos setores de geração, transmissão e distribuição de eletricidade, além de outras áreas relacionadas, e atua em quatro países da região: Argentina, Brasil, Colômbia e Peru. As empresas geradoras têm uma capacidade instalada de quase 11 GW, enquanto suas empresas de distribuição atendem cerca de 16,2 milhões de clientes.