A CPFL Energia teve a sua nota de crédito elevada pela Fitch Ratings. De acordo com a análise da agência de classificação de risco, o rating nacional de longo prazo do Grupo passou de ‘AA (bra) ’ para ‘AAA (bra) ’, com perspectiva estável. A nova classificação também é válida para as controladas CPFL Paulista, CPFL Piratininga, RGE, CPFL Geração e CPFL Renováveis.

A melhora na classificação de risco, segundo a Fitch, reflete o fortalecimento de laços estratégicos, financeiros e legais entre as empresas do Grupo CPFL e a State Grid. A companhia chinesa, a maior empresa de energia elétrica do mundo, adquiriu o controle da CPFL Energia em janeiro deste ano, detendo atualmente 54,64% do seu capital. O rating das empresas do Grupo CPFL já vinha em perspectiva positiva, segundo a Fitch, por conta dos benefícios esperados sobre os perfis de crédito da empresa desde que a State Grid assumiu o seu controle acionário. Um desses benefícios é que a flexibilidade financeira do Grupo CPFL aumentará ao longo do tempo.

Na avaliação da agência, o forte perfil de crédito da CPFL Energia e de suas subsidiárias também tem relação com dois motivos principais: o fato de a Companhia ser um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro e a sua diversificação de ativos de distribuição e geração de energia.