As inscrições para a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica, bem como a de revalidação dos certificados emitidos em 2013, terminam no próximo dia 29 de setembro. Uma última oportunidade para aqueles profissionais que atuam com comercialização de energia elétrica e desejam obter um diferencial competitivo de carreira.

A certificação é promovida pela Abraceel, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Desde 2011, 63 profissionais já obtiveram o certificado.

A prova deste ano será realizada no dia 21 de outubro, das 14h às 18h, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo. O investimento é de R$ 1 mil. O diploma vale por quatro anos, quando, então, os profissionais devem realizar novo teste para revalidar o certificado. Em 2017 será realizado o exame de revalidação do certificado dos candidatos habilitados no terceiro processo de certificação, ocorrido em 2013.

O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização de energia elétrica, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE. Desde o início da certificação, a CCEE presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas. Em 2016, a Câmara de Comercialização passou a ter um papel mais ativo na iniciativa, com a assinatura dos certificados emitidos.

Curso preparatório – O Centro de Treinamento e Estudos em Energia (CTEE) oferece, em parceria com a Abraceel, um curso preparatório para a prova de certificação. O curso tem como objetivo oferecer uma melhor preparação para o candidato, fornecendo conhecimento em tempo hábil, de forma estruturada e com foco nos principais pontos. O curso é dividido em três módulos: formação de preço de curto prazo; ambiente regulatório e institucional e contratação de energia; formação de preços no ACL e de tarifas no ACR. As aulas serão realizadas no fim de setembro, mas as vagas são limitadas. Clique aqui para consultar as condições de investimento.