A Low Carbon Business Action in Brazil, programa da União Europeia que promove rodadas de negócios entre empresários da economia de baixo carbono, vai reunir 51 pequenas e médias empresas do Brasil e da Europa que atuam no setor de energias renováveis – solar fotovoltaica, eólica e biomassa. O evento ocorre em Fortaleza entre os dias 3 e 6 de outubro. Será a oitava missão da iniciativa no país, sendo esta edição a primeira fora do estado de São Paulo. A programação incluirá visitas ao evento All About Energy.
Durante as rodadas de negócios, que ocorrerão no hotel Gran Marquise, os empresários trocarão conhecimento sobre tecnologias, processos e produtos inovadores e firmarão Acordos de Cooperação e Parceria, chamados de CPA em inglês. O objetivo é que essas tecnologias de baixo impacto ambiental sejam difundidas no mercado por meio de joint-ventures, projetos de investimentos e de representações comerciais, entre outras modalidades de negócios
A Low Carbon Business Action in Brazil escolheu o Ceará para sediar esta missão visto o estado ser hoje um importante polo na geração de energia renovável, com condições favoráveis para as tecnologias eólica e solar. De acordo com o IBGE, o estado possui 67,24% do total da potência solar outorgada no Brasil. Também ocupa a segunda posição na lista de geração eólica, com participação de 23,38%, atrás apenas do Rio Grande do Norte.
A União Europeia identificou os setores com potencial para redução das emissões de carbono e vem realizando, desde 2016, missões que já beneficiaram empresas de energia, agricultura, resíduos sólidos, construção civil e processos industriais. Até o momento a ação reuniu um total de 309 empresas, sendo 182 do Brasil e 127 dos 28 estados membros da UE. Nestes encontros, foram firmados 476 acordos de cooperação entre os participantes.
Em uma segunda fase, a começar no segundo semestre de 2017, o programa prestará assistência técnica para o desenvolvimento das 80 melhores CPAs firmadas em 2016-2017, com auxílio de 30 a 70 mil euros por parceria firmada. Ainda este ano, em novembro, ocorrerá em São Paulo a última missão do programa, que tratará sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Agricultura de Baixo Carbono.