A Sebigás do Brasil é a mais nova integrada ao time da Associação Brasileira de Biogás e Biometano. A companhia, que atua no país desde 2014, opera no desenvolvimento de usinas e também como fornecedor de tecnologia para a construção de usinas de biogás que utilizam resíduos provenientes de diversas fontes, para produzir eletricidade e biometano. A empresa possui experiência no mundo do biogás adquirida através da concepção e construção de mais de 70 usinas, em diferentes países e condições de aplicação, além de ter know-how e conhecimento na utilização de uma larga quantidade de biomassas distintas.
Com matriz na Itália, a Sebigás tem sede na Tailândia – que abrange ao mercado asiático – e atende em toda a Europa. No Brasil, a empresa é especialista em usinas de biogás a partir de digestão anaeróbia de alto desempenho. Sediada em Porto Alegre (RS), ela atua com a Cótica Engenharia, desenvolvendo plantas completas e adaptadas à realidade brasileira para os mercados de etanol, açúcar, saneamento e agrosilvopastoril.
De acordo com Alessandro Gardermann, presidente da ABiogás, a Sebigás vem unir forças para contribuir para tornar o papel da Abiogás fundamental neste momento em que o biogás vem se tornando essencial para o desenvolvimento do setor energético. Segundo Lorenzo Pianigiani, diretor comercial da América Latina da Sebigás, a empresa busca o desenvolvimento sustentável no Brasil e na América Latina e confia que um dos meios é atuando com mais força no setor de biogás. Ele viu a necessidade de incluir a empresa nas ações da ABiogás, que segundo ele, são perspicazes para o progresso do setor.