A Equatorial Energia, grupo controlador das distribuidoras Cemar (MA) e Celpa (PA), comunicou o mercado nesta segunda-feira, 25 de setembro, que prepara sua primeira emissão pública de debêntures simples, não conversíveis em ações. A empresa pretende captar inicialmente R$ 400 milhões junto a investidores dos mercados de capitais. Serão emitidos, em única série, 400 mil títulos com valor unitário de R$ 1 mil. Não consta a informação sobre qual será o destino dos recursos.
Segundo documento registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CMV), a garantia será do tipo quirografária. Esse tipo de garantia não oferece privilégio ou preferência sobre o ativo do emissor. O debenturista concorre em igualdade de condições com outros credores não preferenciais, em caso de falência da companhia. O valor de emissão é limitado ao capital social integralizado da companhia emissora.
A realização da oferta precisa passar pela aprovação dos conselheiros da companhia, oportunidade em que será deliberado, entre outras, as condições de remuneração das debêntures. “A realização da oferta estará sujeita a, entre outros fatores, condições de mercado”, escreveu Eduardo Haiama, diretor de Relações com Investidores. “A companhia manterá o mercado e seus acionistas informados sobre o desenvolvimento da oferta”.