Enel vai usar helicóptero para inspecionar rede elétrica na região Serrana do RJ

Cerca de nove mil quilômetros de linhas serão inspecionados em todas as regiões do estado até o final do ano

A Enel Rio promoverá ao longo desta semana uma inspeção aérea em trechos da rede na região Serrana do estado do Rio. O serviço será executado por meio de um helicóptero equipado com aparelhos eletrônicos de alta tecnologia que irá sobrevoar cidades da região fluminense. O intuito da iniciativa é obter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados dos centros urbanos, onde os carros da companhia não conseguem acessar para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores.

Através deste tipo de inspeção, a companhia poderá reunir informações e direcionar melhor o trabalho das equipes, melhorando a qualidade do fornecimento de energia. Apenas na Região Serrana, serão 1,5 mil quilômetros inspecionados e R$ 3,5 milhões investidos durante a execução do projeto.

A aeronave é equipada por uma câmera de alta resolução que filma todo o trajeto por um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis problemas na rede de diversos ângulos diferentes. Por meio de tecnologia LIDAR, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos, por exemplo. Já com a câmera termográfica, será possível verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da distribuidora recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão. O helicóptero opera em altitude segura, garantindo a confiabilidade das manobras.

Em um projeto piloto realizado no ano passado, a Enel contabilizou 566 quilômetros de rede de média tensão inspecionados por helicóptero em áreas de difícil acesso de cidades da Região Norte do estado, como Campos dos Goytacazes. Até o final do ano, além da Região Serrana, a companhia inspecionará a rede elétrica de cidades como Cantagalo, Itaperuna, Angra dos Reis, Resende, Magé, Niterói e São Gonçalo, totalizando 9 mil quilômetros de linhas de distribuição e transmissão.

Em Petrópolis, o helicóptero sobrevoará nos próximos dias localidades como Morro Grande, Posse, Contrões, Tristão, Vale da Cachoeira, Córrego Sujo, Parada Morelli, Contendas, Jaguará, Queiros, Íris, Palmeiras, Pedro do Rio, Secretário e Catumbi. Já em Teresópolis, haverá inspeções em regiões como Cemitério, Prata, Matadouro, Córrego dos Príncipes, Posse, Cascata, Três Córregos e Ponte Nova, Serra do Capim, Barracão dos Mendes e Venda Nova e Estrada Friburgo Teresópolis.