A Eletrobras anunciou em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, 27 de setembro, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social entregou os estudos do modelo de privatização das distribuidoras subsidiárias das Eletrobras Cepisa (PI), Ceal (AL), Ceron (RO), Eletroacre (AC), Amazonas Energia (AM) e BV Energia (RR).

De acordo com o comunicado, os estudos ainda deverão ser analisados e aprovados pelo conselho do programa de parcerias de investimentos, que vai editar resolução com as condições da privatização. Depois que o CPPI publicar essa resolução, a Eletrobras vai convocar uma assembleia extraordinária para deliberar sobre o assunto.

A privatização das distribuidoras da Eletrobras é um dos movimentos da reestruturação da estatal mais aguardados. A expectativa sobre o modelo é se haverá o agrupamento de na venda, de modo a deixar o processo atrativo para investidores. Ainda existem arestas no processo, como a dívida da Amazonas energia com a Eletrobras, que enquanto não for solucionada, corre o risco de inviabilizar a privatização.