Eletrobras Rondônia instala equipamentos de telemedição para combate a fraudes

Sistema possibilita leitura de consumo à distância e trará outras melhorias dos processos internos da distribuidora

A Eletrobras Distribuição Rondônia está implantando um sistema de telemedição em aproximadamente oito mil residências da região central e da Zona Leste de Porto Velho. O projeto de Infraestrutura de Medição Avançada (AMI em inglês) possibilita a realização da leitura de consumo à distância. Além de melhorias nos processos internos, a nova tecnologia proporcionará maior comodidade, mais eficiência e segurança ao consumidor, uma vez que a leitura será realizada remotamente, sem a presença de técnicos da empresa.

A substituição dos medidores está sendo realizada pela Telemont Engenharia de Telecomunicações S.A., a serviço da Eletrobras. A modernização das redes e equipamentos pretende melhorar a qualidade de energia que é levada até a população e blindar o equipamento em caso de fraudes, reduzindo as perdas são repassadas para a tarifa de energia. A companhia ainda informou que o novo medidor não terá nenhum custo adicional ao cliente.

A empresa reitera o pedido de colaboração e compreensão por parte da população no momento da troca do medidor, que é realizada por técnicos especializados, devidamente uniformizados e identificados. O gerente do projeto, Ricelly Santiago, garante que o sistema alerta para manipulações no medidor, além de reduzir os gastos com leitura e evitar os faturamentos por média de consumo, o que ocorria, em alguns casos, devido ao difícil acesso para efetuar a leitura presencial.