fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico revisou para 65.718 MW médios a previsão de carga para o mês de outubro, o que, se concretizada, significará um aumento de 2% em relação a igual mês de 2016. Na projeção anterior, o órgão esperava um aumento de 2,5% na carga. Os dados foram atualizados nesta sexta-feira, 6 de outubro.
Segundo o ONS, o comportamento da carga do SIN esperado para o mês de outubro continua impactado pelo modesto desempenho da economia e pelas incertezas resultantes do atual contexto político-econômico do país. No entanto, alguns fatores como a queda nos juros, a boa safra agrícola, a geração de empregos e o aumento das exportações industriais, já são alguns sinais positivos considerados nas projeções de carga para o mês em análise.
Do ponto de vista de afluências, não houve mudança na previsão de chuvas para o principal sistema do país, o Sudeste. A previsão é que a Energias Naturais Afluentes (ENAs) fiquem em 79% da MLT. Houve melhora na expectativa de chuvas para o Sul, que antes era de 53% da MLT e agora passou para 64%. A previsão para o Nordeste piorou de 31% para 26% da MLT, assim como Norte (56% para 51% da MLT). Os dados completos estão na Revisão 1 do Programa Mensal da Operação (PMO), disponível no site do ONS.